Conhecendo os autores de Brevidades ou Relembramentos de Maria Medeia


Fernanda Babel é atriz, diretora, criadora e produtora na área das artes cênicas. Atualmente estudante de arqueologia e aventureira da escrita dramatúrgica teatral. Nascida em uma das portas da Chapada Diamantina em Jacobina-BA, transita entre academia, teatro e vida, entre litoral, agreste e sertão, misturando memórias e adquirindo novas bagagens.

En(x)tendi minhas memórias
além das minhas
minha vida sempre
esteve acompanhada 
de coisas q não vivi
mas que me foram contadas
muitas e muitas vezes
antes de dormir
na mesa do café
na calçada aos causos e estrelas
pouco falei, isso é verdade
mas observei, vivi e amei
das minhas memórias q se misturam
com as das heranças

Fernanda Babel

Thom Galiano

Das recordações primeiras: Uma tia me pergunta se quero ou não carne moída, digo que não. Ela me olha carinhosa com seu lenço na cabeça... pouco tempo depois ela desapareceu a mim; O rubro sangue cachoeira do nariz de meu irmão e o vermelho nariz de palhaço do meu tio Tei; As cabeças servidas na mesa na capa de um LP do "Secos e Molhados";  Dos passos tortos saltitando poças com as botas ortopédicas e a mãe a chamar; uma foto da minha vó Marica com chapéu de couro e com uma arma na mão e a dúvida se era um passarinho...; Lembro do temor de atravessar a ponte que liga Juazeiro a Petrolina na primeira vez que tive consciência da visita a essa terra; do cai cai balão numa festa escolar de São João, eu vestido como tal. Minhas primeiras memórias se misturam  entre lugares e depois um outro "portal" realidade e fantasia. Histórias de lobisomem, viagem na boleia de caminhão, pasta de dente pra fazer branco do rosto do palhaço - ardida brincadeira com sabor de hortelã. Sempre disse que seria ator quando crescesse e negava veementemente o signo que carrega a alcunha da doença, me dizia de Gêmeos. Acredito que o Teatro me salvou de ser tão mais nostálgico do que sou, colecionador de fotos e curioso das histórias, eu canceriano com ascendente em peixes hajam águas pra mergulhar.

Ex-palhaço, especialista em Dança Educacional e Artes Cênicas pela Faculdade São Fidélis (2016) e Bacharel em Artes Cênicas – Direção Teatral/UFBA (2011). Vem, desde 1997, desenvolvendo diversos trabalhos no campo artístico no Vale do São Francisco. Constantemente se atravessa de trabalhos colaborativos com outros artistas e explora vários campos da arte.

Postagens mais visitadas deste blog

Brevidades ou relembramentos de Maria Medeia

Brevidades ao pé do ouvido