Brevidades ou relembramentos de Maria Medeia

E-book Brevidades ou relembramentos de Maria Medeia


 
 
    Brevidades ou relembramentos de Maria Medeia é um monólogo que traz a perspectiva da personagem Maria Medeia, uma cozinheira que prepara alimento para aqueles que escutam seus contos de uma infância e juventude sertanejas, enquanto tece aos poucos o motivo da sua presença naquele ponto no tempo e no espaço da sua vida.
    O monólogo é fruto da parceria da atriz Fernanda Babel e do diretor Thom Galiano. Os autores têm como processo contínuo de trabalho a pesquisa por memória e ludicidade do cotidiano, combinando em presente dramaturgia a escrita poética proporcionada pela vida cênica com a experiência do manejo da história oral proporcionada pela vida acadêmica.
    A dramaturgia deu-se início em sua pesquisa e esboço no final de 2018. Em 2019 os escritos foram ganhando corpo com o processo de montagem concomitantemente com a escrita. Constantemente alterados conforme a consistência adquirida na interpretação e marcações de cena, e nas pesquisas que foram realizadas em leituras particulares entre amigos e familiares, ensaios abertos entre artistas, consultas com uma profissional da literatura e outra da gastronomia, no intuito de fortalecer as interconexões do texto.
    No texto, a personagem valoriza a herança da vida, dos saberes, das lembranças familiares que a compõe. E enquanto serve ao público alimento para o corpo, apresenta aos espectadores alimento para os sentimentos, e mesmo sem saber dominar linha e agulha, costura os contos de sua vida com a história motivo de se estar ali a fazer o que precisa fazer.
    Brevidades ou relembramentos de Maria Medeia traz fortemente a defesa do ato de lembrar, se perder em memórias, mas também de decidir e romper, mudar e seguir e compartilhar, sendo Maria Medeia condutora de sua vida.
    A disponibilização da obra se deu a partir da vontade de fazer público tal trabalho, visto a interrupção da montagem deste por motivos contextuais de saúde e epidemia.
    O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado (Programa Aldir Blanc Bahia) da Bahia via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Link: https://drive.google.com/file/d/1q-IwkHf9a_FW1_2RCfhKJ3czoS_vo4mk/view?usp=sharing


#premiodasartesjorgeportugal #funceb #culturaquemovimenta #artesbahia #leialdirblancbahia #programaaldirblancbahia.

Postagens mais visitadas deste blog

Brevidades ao pé do ouvido

Conhecendo os autores de Brevidades ou Relembramentos de Maria Medeia